Mariana Machado | Contadora de histórias do Porto com projectos de narração oral e oficinas para crianças e adultos.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS

​Contadora de histórias​ 
​***

Como tudo começou...
Sempre gostei de artes. Tirei "Artes e Industrias Gráficas" no CIC e segui "Design de Comunicação" na ESAD, acreditando garantir uma carreira profissional mais segura já que se anunciava o "boom" da era digital, na altura. No entanto, sempre fui mais ligada a pessoas do que a computadores e por isso não abdiquei de seguir o meu sonho, mesmo que o tratasse como "hobbie". Integrei no grupo de teatro da colectividade "Bombeiros dos Carvalhos" em 1998. Foram tempos que guardo com muito carinho! Por fazer parte de uma colectividade de V.N.Gaia tive a oportunidade de fazer um curso com o TEP de "Interpretação de ator". Aprendi muito, fiz grandes amigos e desse curso até nasceu um grupo de teatro amador chamado "A Norte", liderado pelo Rúben Marks. 
Experimentei animações de rua, fiz formação em Clown pelo Ballet Teatro, mas foi em 2008 quando recebi o convite para contar histórias como Bruxa Pantaleona pelo serviço educativo do Convento de San Payo, em V.N.Cerveira, que descobri que adorava contar histórias, (longe de imaginar o que era ser um contador de histórias e que havia quem fizesse disso a sua profissão).
Para mim contar histórias era e é, maravilhoso, porque podemos entrar num mundo que não é o nosso. Podemos ser outras sempre que quisermos. Podemos contar qualquer história que nos toque e haverá sempre alguém que se identifique com ela. Esse, para mim é o segredo da partilha! Quando partilhamos uma história devemos assumi-la com a máxima responsabilidade, mesmo que seja "só" para brincar. Todas as escolhas são válidas, bem como a forma como as contamos, desde que sejamos honestos connosco e com a nossa intenção quando fazemos determinada escolha. 
Em 2011 procurei formação nesta área e depois dos cursos na Escola de Narração Itinerante criei os meus primeiros espectáculos. Comecei a apresentar-me como contadora de histórias, profissional e contei na Livraria Infantil Salta Folhinhas, Fnac, percorri escolas por todo o país. Contei e vendi os livros da editora Jardim das Histórias por algum tempo, que acabou por me levar até ao Programa MQ - Aprender a ser feliz, mas isso, já é uma outra história!
Participei em diversas feiras do livro, festivais de contos e em 2015 até fiz parte da produção do "Um Porto de Contos". Fiz formação com outros contadores de histórias, nomeadamente, o Thomas Bakk, o Rodolfo Castro, a Paula Carballera, que contribuíram muito no meu encontro com a contadora que sou hoje, não só pela forma de estar, mas também pela escolha do reportório.
Como já ouvi várias vezes a Clara dizer, o que ouviu de um outro alguém também, "o contador faz-se contando" e esse é o melhor conselho que se pode dar a uma pessoa que se entusiasme com esta profissão. Ver, ouvir e ler muito, ter a humildade de aprender com os outros sejam eles de que área forem. De todas estas referências que te falei há mais duas que também influenciaram muito o meu percurso. Uma delas foi o trabalho que fiz no projecto de TCI dos Médicos do Mundo do Porto, "Encontros Ribeirinhos". Foram deliciosas partilhas que me despertaram para a vontade de me dedicar ao público sénior com sessões de contos a solo e mais tarde com música, acompanhada pelo Quim Mané. E a última, o meu filho Miguel que me ensina tanto, sempre! Mostrou-me que realmente o "Ler antes de Ler" faz todo o sentido e que não interessa as figuras que fazes quando contas. O mais importante quando contas é comunicar, conectar, brincar, e essa é a minha essência. Ser feliz enquanto posso brincar, falar marianês e ser a personagem que eu quiser na história que eu bem entender!
Durante este anos ainda desenvolvi diferentes oficinas narrativas, que me levaram até França. Orientei a minha primeira oficina internacional, "1,2,3 Contar contos em Português" destinada à comunidade portuguesa, promovida pela AGRAF em parceria com a Fondation Calouste Gulbenkian - Délégation em France, Paris, em 2016.
Em 2019 integrei no colectivo "Contos na Eira", um projecto que abraço com muito carinho que tem como missão a  recuperação e preservação do arquivo imaterial da nossa cultura, "da memória dos nossos avós". E foi com este colectivo também que avancei para um festival de contos fantástico em parceria com a livraria Salta Folhinhas. O Festival Insonho - Criaturas do imaginário tradicional português. A primeira edição foi um sucesso e as próximas também o serão. 

Se é para ouvir ou contar, que seja agora!
Aceito ideias desafiadoras.

Contacta-me!

Serviços

Sessões de Contos
Celebrações com Storytelling
Oficinas Narrativas
Oficinas Inteligência Emocional 

ContaCtos

Telefone
+351 918 640 997
E-mail
info@mariana-machado.com
contos@mariana-machado.com
ie@mariana-machado.com
​celebracoes@mariana-machado.com

​Morada
Vila Nova de Gaia, Portugal

© Copyright 2015, Mariana Machado. Todos os direitos reservados.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS