Mariana Machado | Contadora de histórias do Porto com projectos de narração oral e oficinas para crianças e adultos.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS

​

II - Se eu fosse um livro, seria...

2/5/2017

Comments

 
Imagem

(mini-entrevista)

Ariana Cosme
Professora Universitária


​Quem escolherias para fazer o prefácio do teu livro?

O meu pai, Leonel Cosme. Inspirador como escritor mas também como editor (Edições Imbondeiro) a dar lugar a tantos escritores/contadores de histórias.

​SE EU FOSSE UM LIVRO SERIA… seria um livro escrito para contar “estórias” de pessoas com “histórias”.
Seria um livro para falar de gente; de gente com passado e de gente com futuro; de gente feliz e de gente infeliz; de gente amorosa e de gente raivosa; de gente com esperança e também de gente desesperançada; de gente com sorte mas também de gente sem sorte… 
Seria um livro em que as “estórias”  estariam tecidas por gente leal, viva e inquieta mas sempre generosa a abraçar a vida.


O que é para ti um livro emocionante?
Já leste algum assim?

​Sou uma mulher com 56 anos de idade e por isso já vivi muitíssimas oportunidades de me encontrar com livros emocionantes. Foram emocionantes os primeiros livros de aventuras lidos aos 8/9 anos de idade, aventuras de que precisava de conhecer o desfecho mesmo com o recurso a uma lanterna acesa debaixo dos lençóis depois da hora determinada para fechar o candeeiro e dormir. Foram emocionantes os primeiros romances dos 10/11 anos com as Mulherzinhas e a Jane Eyre a abrirem o caminho para a Pearl Buck e as histórias do Ocidente mas também do Oriente. Depois dos 12/13 a emoção do encontro com os livros dos adultos: o choque do Diário de Anne Frank e da sofrida história da europa ocupada pelo nazismo. A emoção de Steimbeck, Hemingway e tantos outros a completar os clássicos como Zola, Malraux, Gorky ou Tolstoi . Pelos 14/15 anos entra Jorge Amado a substituir Erico Veríssimo e José Mauro de Vasconcelos e percebo que os livros de adolescente ficaram para trás. Pelos 16/17 anos Simone de Beauvoir traz-me a literatura escrita pelas mulheres para falar das mulheres e isso é uma viragem definitiva na minha vida como leitora e que me faz encontrar M. Duras e M. Yourcenar para completar a lista dos livros “obrigatórios”.
É desse tempo o encontro com os escritores sul-americanos que se inicia com “Cem anos de solidão” e me faz ter sempre Gabu, Gabriel Garcia Marquez, por perto. Não sendo esse o  mais emocionante dos livros dele, ”Amor em tempos de cólera” é um dos livros da minha vida.
Recordo que pelos 18/20 anos me reencontro com a literatura portuguesa que a escola quase “matou em mim”e releio Eça, Camilo , José Rodrigues Migueis , Carlos de Oliveira e José Cardoso Pires com um novo olhar, mas essa é a também a idade do encontro e da descoberta de livros emocionantes de Lobo Antunes, Saramago, Lídia Jorge entre outros.
Nascida no sul de Angola e filha de escritor/ editor tenho sempre atualizada a lista dos livros a ler do espaço da lusofonia e se são muitos os que me agradam não consigo destronar nunca Mia Couto do espaço da minha mesa de cabeceira.
Não viveria sem nenhum dos livros que li mesmo os menos emocionantes. Li-os por diferentes razões; uns por serem livros “a não perder”; outros por serem desafiantes a completar a minha reflexão como mulher , mas tantos outros por serem os livros certos para o tempo de descontração e de lazer esperados nas férias ou para as horas intermináveis nas viagens de avião e entre escalas nos aeroportos.
Todos me fizeram companhia e me acrescentaram coisas (nem que seja a decisão de não os recomendar a ninguém !!!).


​Qual a combinação perfeita para um bom momento de leitura?

​O cenário habitual apontaria para um bom sofá, o candeeiro certo e alguma música calma que convidasse a entrar no livro… Garanto que já desfrutei muito dos livros e da leitura em condições muito diversificadas e originais. Um bom livro prende-me à toalha de praia ou ao sofá mas preenche-me bem as horas numa sala de espera do dentista, a viagem de comboio ou o tempo parado à espera de uma reunião ou de um avião, queira muito eu adiantar a leitura do livro.


​Gostávamos de ler mais sobre ti, onde podemos encontrar?

​Por aí… com toda certeza com livros por perto!
Siga-nos em www.mariana-machado.com
Comments

    Categorias

    Tudo
    As Coisas Que O Saco Diz
    Contadores De Histórias
    Contarada
    Contos Soltos
    Narração Solidária
    Oficinas
    Os Meus Amigos Imaginários
    Se Eu Fosse Um Livro
    Videos

Serviços

Sessões de Contos
Celebrações com Storytelling
Oficinas Narrativas
Oficinas Inteligência Emocional 

ContaCtos

Telefone
+351 918 640 997
E-mail
info@mariana-machado.com
contos@mariana-machado.com
ie@mariana-machado.com
​celebracoes@mariana-machado.com

​Morada
Vila Nova de Gaia, Portugal

© Copyright 2015, Mariana Machado. Todos os direitos reservados.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS