Mariana Machado | Contadora de histórias do Porto com projectos de narração oral e oficinas para crianças e adultos.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS

​

Se eu fosse um livro, seria...

8/8/2017

Comentários

 
Imagem

(mini-entrevista)

Duarte Gil Barbosa
Enfermeiro
​

A quem dedicarias o teu "Eu livro"?

Dedicaria à minha filha Daniela porque é pouco o tempo para ela conhecer a minha história e não gostaria de deixar nada por dizer. 
Porque o livro espelharia amor por todos os lados. Porque poderia reler a história vezes sem conta, sem ter que perguntar. Porque iria rir-se de mim, creio ter algum sentido de humor. Porque iria chorar de emoção por tudo o que transportamos em nós. Porque iria compreender-me melhor e isso iria fazê-la crescer. Porque ao me compreender melhor, iria se compreender melhor. Somos feitos da mesma nata. Porque se há alguém que nos deve conhecer bem, são os nossos filhos. Porque os momentos são meros momentos que reflectem o que somos mas não são verdadeiramente o que somos. Porque me esqueço de dizer-te que te amo. Porque me faltam as palavras certas... às vezes. Porque dou por mim a pensar o que sou e a minha filha sabê-lo-ía. Porque esperamos sempre morrer primeiro que os nossos filhos e o "eu livro" iria alimentar a sua mente. Porque seria sempre um livro inacabado que se escreveria com o tempo. Porque iria conseguir ver um futuro que não existe. Porque as palavras escritas não desaparecem, não se esmorecem e não se confundem. Porque saberia que o "eu livro" tinha um bom lugar guardado. Pode nem tudo estar lá mas estarei lá eu.


SE EU FOSSE UM LIVRO, SERIA… um livro sobre o amor, sobre a solidariedade, sobre o racismo e sobre os caminhos para a felicidade. Seria sempre um livro sobre pessoas, pessoas cuidadas por pessoas, com histórias para contar. Seria um livro com um fim em aberto, em que cada um daria o desfecho que fazeria mais sentido. Seria um livro positivo, motivacional, com a esperança num futuro promissor.

​

Qual o género de literatura que te prende?

A poesia por ser um género literário sem filtro, nua na sua essência. Porque nos faz esquecer o banal e nos ajuda a dar importância ás coisas verdadeiramente importantes. Porque nos ajuda a reflectir sobre a vida. Porque nos leva para outros mundos. Porque contém harmonia e melodia, e todos nós precisamos disso, mesmo que ás vezes não saibamos. A poesia transforma-nos e permite-nos ver para lá do horizonte. A poesia liberta-nos de preconceitos e permite o impossível. A poesia faz-me ver outras realidades de uma forma não tão óbvia. A poesia é uma descoberta constante que me permite pensar. É a abstracção do concreto. É o dizer tudo em poucas palavras. É ir ao fundo e não querer sair de lá. É o mais alto nível da literatura que não está na compreensão de todos os homens. É o oposto do vazio. Nem sempre compreendo as palavras mas dizem-me sempre qualquer coisa. A poesia tenta compreender o Homem através dos seus actos. São sempre especiais as pessoas que escrevem coisas especiais e a poesia é especial. É essa capacidade me fascina e surpreendente. A poesia consegue tornar belo o maior desaire da humanidade. E relativizar tudo, permitindo e equilíbrio. Poesia é pormenor, é imagem com imaginação. E por tudo isto é mágica e me prende!
​

​Lembras-te de algum livro que espelhe a tua vida profissional, o teu hobbie preferido e/ou a tua personalidade?

Lembro-me do livro "Paula" de Isabel Allende, que reflecte um pouco a minha vida profissional. Digo que nasci para ser Enfermeiro porque gosto muito do que faço: cuidar de pessoas. Este livro relata a história da filha de Isabel Allende, que permaneceu em coma irreversível durante meses. Para além de toda a relação mãe - filha patente no livro, esta história é um retrato fiel do cuidar ao mais íntimo do ser humano, tendo a autora contado a sua história de vida, porque não sabia se a memória da filha voltaria a ser a mesma após saída do coma. É um livro brilhante de um retrato auto-biográfico. É difícil encontrar um livro que espelhe a minha personalidade ou os meus hobbies. O livro " Livre para correr" de Nuno Miguel Nunes define bem, não só o que é o mundo da corrida e o porquê das pessoas correrem, mas muito do que é uma filosofia de vida. O livro relata o que foi as imensas horas de corrida pelas terras altas escocesas, sozinho, apenas com ele próprio e a natureza que o rodeava. É uma experiência de vida que nos ajuda a reflectir sobre o que somos e para onde vamos. Os trilhos que percorro acalentam a mente e o caminho é o mais importante. Sentimo-nos livres para repensar o dia de amanhã porque na verdade nascemos e morremos sozinhos.
​

Gostávamos de saber mais coisas sobre ti, onde podemos encontrar?

Podem encontrar junto dos meus amigos, da minha família, da minha segunda casa que é o Hospital de S. João. Podem encontrar na poesia da Casa Bô, nas acções solidárias, na poesia que escrevo. E poderão encontrar um dia no meu " eu livro" antes que morra.
facebook.com/duarte.g.barbosa
Siga-nos em www.mariana-machado.com
Comentários

    Categorias

    Tudo
    As Coisas Que O Saco Diz
    Contadores De Histórias
    Contarada
    Contos Soltos
    Narração Solidária
    Oficinas
    Os Meus Amigos Imaginários
    Se Eu Fosse Um Livro
    Videos

Serviços

Sessões de Contos
Celebrações com Storytelling
Oficinas Narrativas
Oficinas Inteligência Emocional 

ContaCtos

Telefone
+351 918 640 997
E-mail
info@mariana-machado.com
contos@mariana-machado.com
ie@mariana-machado.com
​celebracoes@mariana-machado.com

​Morada
Vila Nova de Gaia, Portugal

© Copyright 2015, Mariana Machado. Todos os direitos reservados.
  • SOBRE MIM
  • CONTADORA DE HISTÓRIAS
  • Celebrante
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • CURSOS ONLINE
  • PRODUTOS